Coleta de sangue II

__

Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é esclarecer as dúvidas oriundas durante a anamnese e exame físico que surgem a partir do raciocínio clínico do médico veterinário.

__

Para que o laboratório clínico possa atender adequadamente a este propósito é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte e a manipulação dos materiais a serem avaliados obedeçam a determinadas regras.

__

Após a coleta de sangue para a realização de exames laboratoriais, é importante conhecer, controlar e, se possível, evitar algumas variáveis que possam interferir com a exatidão dos resultados.

__

__

COMPOSIÇÃO DO SANGUE

O soro é obtido através da centrifugação do sangue coletado em tubo com ativador de coágulo (tubo vermelho) e corresponde à sua fração líquida que resta após a coagulação, em que ocorre a transformação de fibrinogênio em fibrina. Devido à formação do coágulo, o soro não contém os fatores de coagulação e fibrinogênio, apenas albumina e globulinas.

__

O plasma é obtido através da centrifugação do sangue coletado em tubo com anticoagulante, como EDTA (tubo roxo), citrato de sódio (tubo azul) e heparina (tubo verde). Corresponde, portanto, à parte líquida do sangue não coagulado; e contém fibrinogênio, albumina, globulinas e fatores de coagulação, sendo responsável pelo transporte das células, nutrientes, anticorpos, entre outras substâncias fundamentais.

__

Após a coleta do sangue, o que determina a diferenciação entre plasma e soro é a presença ou não de anticoagulante. Sendo assim, plasma é a parte líquida de um sangue com presença de anticoagulante e soro é a parte líquida de um sangue sem anticoagulante.

__

Para a realização de exames bioquímicos, sorológicos, hormonais, entre outros, utilizamos na maioria das vezes soro para a análise, pois há menos interferência de substâncias.

__

__

HEMÓLISE

É a liberação dos constituintes intracelulares para o plasma ou soro após a ruptura das hemácias e é reconhecida pela aparência avermelhada destes após a centrifugação ou sedimentação da amostra.

__

Pode ser causada pela hemoglobina liberada em rupturas dos eritrócitos ou pela lise de plaquetas e granulócitos; que pode ocorrer, por exemplo, quando o sangue é armazenado em baixa temperatura, mas não o suficiente para congelar.

__

__

CUIDADOS PÓS COLETA

Homogeneizar a amostra suavemente por inversão de 5 a 10 vezes sem movimentar bruscamente o tubo

__

Não deixar o sangue em contato direto com gelo (quando necessário conservar a amostra a baixas temperaturas)

__

Embalar e transportar o material de acordo com a Vigilância Sanitária local, instruções de uso do fabricante de tubos e do fabricante do teste diagnóstico a ser analisado

__

Usar tubo primário e evitar a transferência de um tubo para outro

__

Evitar expor o material coletado a temperaturas muito elevadas ou diretamente à luz, prevenindo hemólise e/ou degradação

__

Não deixar o sangue armazenado refrigerando por muito tempo antes de fazer os exames

__

Não centrifugar a amostra de sangue em tubo para obtenção de soro antes do término da retração do coágulo, pois pode levar à ruptura celular

__

Ao utilizar um tubo primário com gel separador, a separação do soro deve ser efetuada entre 30 minutos e 2 horas após a coleta

__

Não interromper abruptamente a centrifugação dos tubos

__

__

ARMAZENAMENTO DE AMOSTRA

A estabilidade pré-analítica depende de vários fatores, incluindo temperatura, manuseio correto da amostra e tempo, sendo este o fator que causa maior impacto. O tempo máximo de estabilidade de uma amostra deve ser o que permite 95% de estabilidade de seus componentes.

__

O tempo entre a coleta e centrifugação do sangue não deve exceder uma hora. Exames realizados com soro necessitam aguardar pelo menos 30 minutos em temperatura ambiente antes de armazenar em refrigeração, a fim de evitar a formação de fibrina.

__

Amostras de sangue total colhidas com anticoagulante devem ser mantidas em temperatura de 2 a 8°C até o procedimento.

__

Para alguns exames, como bilirrubina e dosagem de vitaminas, é necessário que o material biológico seja protegido da luz, por uso de frasco âmbar, papel alumínio ou carbono.

__

Um acondicionamento inapropriado dos frascos pode resultar em deterioração do material biológico (impedindo a realização do exame), alterações no resultado, vazamento do material e rótulos molhados e ilegíveis.

__

__

Ficou interessado(a) em saber mais? Continue acompanhando nosso portal e nos siga nas redes sociais.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Artigos recentes

Categorias

Artigos relacionados

Hematologia

Coleta de Sangue I

Para evitar incorreções nos resultados de exames de sangue, alguns cuidados antes e durante a coleta são indispensáveis.

Leia mais »

Por favor, digite sua senha:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.